segunda-feira, 23 de novembro de 2009

25 anos de "M" na BMW

Apanhei um artigo no Telegraph (edição electrónica) sobre a celebraçao dos 25 anos de "M" na BMW. Já li vários artigos sobre os vários "M" que a BMW produziu nestes anos, contudo este tem alguns detalhes que eu desconhecia.
O primeiro M foi o M1, modelo desportivo e pensado para corridas.Segundo o texto, o líder da divisão Motorsport, Jochen Neerpasch, na altura em que a BMW se preparava para entrar na Fórmula Um, decidiu experimentar o motor do BMW M1, cuja carreira desportiva tinha ficado suspensa, num série 5, chamando-lhe M5, (parece-me estar errado, o segundo M foi designado como M535i. O M5 só aparece em 1985, com o modelo E28). Contudo, uma outra versão é apresentada, esta mais interessante.Os guarda-costas do então patrão Eberhard Von Kuenheim não o conseguiam acompanhar no seu série 7 turbo (BMW 745i?), e por isso solicitaram algo mais potente para o normal 535. Nessa altura, o grupo terrorista alemão Baader-Meinhof estava activo, o que justifica esta preocupação com a segurança. E foi assim que o motordo M1 foi parar a um simples 535.

A minha experiência com BMW M resume-se à de passageiro num M5 de1992 e foi muito interessante... ainda fiz contas, mas fica para uma próxima!

Comentem!

O artigo do Telegraph pode ser visto aqui
Mais links:


seguro, usados, f1 tickets, honda, bridgstone

1 comentário:

vera lopes disse...

Neste assunto posso dizer que sou um sortudo, porque já tive oportunidade de andar num 740i aquele modelo do fim da decada de 90 não sei bem precisar o ano, como de igual modo num M5 dessa mesma altura, numa audi rs4 de 2000 e num subaru impreza sti de 2004, neste caso eu a conduzir :-, todos eles carros de sonho, mas o m5 foi qualquer coisa de outro mundo aquele "falar" nao deixa ninguem indiferente. foi um momento que nunca mais esquecerei, fantastico