sábado, 12 de dezembro de 2009

Nova tentativa para bater o record do mundo de velocidade

Parece que se aproxima uma nova tentativa para bater o record de velocidade em terra. É mais um projecto de Richard Noble, responsável pelo projecto ThrustSSC que detém o actual record, 1221 km/h, ou seja, acima da velocidade do som, marca obtida em Outubro de 1997, na pista de Black Rock Desert, Nevada. De referir que essa velocidade foi a máxima atingida, uma vez que a velocidade ocifial é obtida fazendo a média de duas tentativas consecutivas, e que neste caso se traduz por uma velocidade de 1149 km/h. Uma pesquisa na internet demonstra que não há consenso nestes números, mas não devem fugir muito da verdade. O site da Federation Internationale de l'Automobile indica que o carro atingiu 1227.985 km/h numa milha. 



ThrustSSC
 

O novo projecto, Bloodhound, vai procurar atingir 1000 MPH, ou seja, 1609 km/h!! Este veículo conta com duas fontes de potência. Um "normal" motor de avião, uma turbina da Rolls-Royce, suficiente para levar o carro até aos 1120 km/h. Uma segunda unidade entra en funcionamento alguns segundos depois, um "rocket" capaz de funcionar durante 20 segundos. O mais fascinante é a bomba de gasolina, se assim se pode falar. Esta bomba é um motor de competição de 4.500 cc, V12! 


Bloodhound
Haverá pista suficiente nos desertos americanos para isto? a seguir com interesse. 


Um aspecto interessante de tudo isto é a culto da América por estas coisas. A pista de sal de Bonneville está sempre a ser usado para bater records "pessoais" de velocidade, com os mais variados tipos de carros.





Alguns links:


Sem comentários: